O Principezinho – Musical para plateia e marionetas

O Principezinho, a fantástica obra de Antoine de Saint-Exupéry, que a Foco Musical tornou num espetáculo musical inovador aliando, marionetas, música, jogo de luzes e interação com a plateia. Foi a bordo do mesmo que as nossas crianças viajaram juntamente com o Principezinho partindo do seu asteroide B-612 à descoberta de novos mundos. Partiram de mãos dadas, com os seus fantoches, do seu pequeno mundo onde existem apenas três vulcões e uma Flor pela qual ele tem uma grande estima numa viagem que se mostrou bastante enriquecedora.

As nossas crianças dos 5 anos levaram consigo a sua amiga Flor que protagonizaram durante o espetáculo ao longo do qual refletiram sobre a importância de cuidarmos de nós, dos outros e do planeta.

A sala dos 3 anos partiu de um breve trecho do conto, “O Principezinho é um menino de cabelo loiro.”, e pintou 25 Principezinhos de várias cores, refletindo sobre a diversidade e porque afinal o principezinho pode ser da cor que quisermos.

Com os olhos no céu a sala dos 2 anos optou por levar consigo o Aviador, personagem que despertou maior interesse no grupo pelas suas observações do espaço exterior.

A escolha da Raposa pela sala amarela prendeu-se com a importância da amizade, responsabilidade e pelo respeito pelo próximo. As nossas ações têm sempre efeito sobre nós e o outro. É preciso cuidar para cativar alguém a "ver com o coração" e ter tempo para consolidar os laços afetivos.

Também a equipa pedagógica da Floresta Mágica se vestiu a rigor levando consigo uma mochila em forma de mundo onde existe espaço para cada uma das personagens, que mesmo diferente das restantes é especial, tal como cada uma das nossas crianças.

Um espetáculo maravilhoso que despertou muitas emoções nos mais pequenos aliando a curiosidade e o desejo de saber mais sobre o mundo que as rodeia e a importância de olhar para o outro, através da consciencialização da intervenção humana no planeta.