O carnaval do Brasil

O carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. Quatro dias antes da quarta-feira de cinzas, que marca o início da Quaresma, dá-se a comemoração do carnaval. Para os brasileiros este é o “Maior Espetáculo na Terra”.

Este ano, a Floresta Mágica comemora o Carnaval no Mundo. Nós, na creche, estamos a conhecer os Índios do Brasil. Neste carnaval, passamos os nossos dias numa autêntica folia. As nossas salas tornaram-se tribos indígenas, características do Brasil, e tivemos a oportunidade de conhecer esta cultura diversificada e as suas tradições.

Ao chegar à sala deparamo-nos com uma agradável surpresa, pois tinhamos uma “tipi” (tenda) e, a brincar, descobrimos que são assim as casas dos índios. Ouvimos, cantamos e dançamos canções sobre os índios e movimentamos o corpo ao som de ritmos brasileiros. Exploramos as penas que este povo usa nas suas vestes, observamos as cores vivas usadas por eles para pintar o corpo, exploramos a farinha de mandioca através dos sentidos e decoramos “cocares” (coroas) indígenas para usarmos tal como estes povos.

Juntamente com os nossos amiguinhos tivemos a oportunidade de “Brincar aos Índios”. O tempo estava muito agradável e o sol raiava, assim fomos para o parque onde tinhamos um ambiente verdadeiramente indígena. Pintamos a cara, descalçamo-nos e dançamos ao som de ritmos carnavalescos. Cantamos canções sobre os índios, fazendo gestos e manipulando instrumentos de percussão.

A grande descoberta desta nossa aventura como “indiozinhos” foi perceber que este povo manifesta um enorme respeito pela Natureza e um modo de vida sustentável, que merece a consideração de todos. Um exemplo que todos deviam seguir.....

Viva o carnaval.