A segunda semana "diferentona"

Eis senão que, já iniciámos a segunda semana deste momento estranho. Continuamos a enfrentar um vírus que deixou o mundo em estado de alerta. Fomos empurrados para dentro de casa, para um “estar em família”, completamente diferente daquilo que definimos como "normal". Contudo, reorganizámo-nos, reinventámo-nos e adaptámo-nos à nossa nova forma de estar na Floresta Mágica, através da plataforma, criada para continuarmos juntos, apesar do distanciamento social.

As equipas de sala do pré-escolar continuam a dinamizar atividades, a contar estórias e a lançar desafios aos nossos meninos e às suas famílias. Os temas abordados esta semana andaram entre a Primavera e a Reciclagem. Vamos ver como cada sala os está a trabalhar...

A sala azul (a sala dos 3 anos, lembram-se?), dedicou esta semana à Primavera. Ouviram estórias debaixo de uma grande árvore, semelhante à do livro. Elaboraram borboletas coloridas, plantaram uma árvore (ou em alternativa um feijão), construíram um quadro do tempo e o respetivo registo para continuarem a fazer contagens. Esta quinta-feira será dedicada à reciclagem, vão ver o que se deve colocar em cada ecoponto, para poderem ajudar nas tarefas domésticas. E para sexta-feira a proposta é de fazer um quadro sem tinta, apenas com papéis. Garantidamente, vai ficar lindo!

Já a sala dos 4 anos - a sala amarela - esta semana continuará a dedicar-se ao meio ambiente e à sensibilização para os cuidados que devemos ter com a Natureza, nomeadamente ao nível da importância da reciclagem. Nesse sentido, serão exploradas as suas regras e a sua importância, além de ser dado a conhecer às crianças quais as embalagens a colocar em cada contentor do ecoponto. Também será explorado o ciclo da reciclagem de cada material!  Mas este grupo não se fica por aqui e continua a investigar... Ainda vão explorar de onde vem o papel, o plástico e como se faz garrafas de vidro. Para ajudar a cimentar todas estas aquisições, vão construir um mini ecoponto de papelão com pequenos cartões; explorar diversas músicas; pintar e realizar labirintos. Aposto que vão sair uns "experts" no que respeita a reciclagem e cuidados com a Natureza!

Falemos agora dos crescidos da sala dos 5 anos e do que têm feito esta semana.

A semana iniciou-se com as boas vindas à Primavera, realizando grafismos sobre esta altura do ano, ouvindo músicas e estórias de quem já tinham muitas saudades. Além disso, construíram uma árvore das 4 estações e descobriram que existem vários animais que nascem e outros tantos que acordam, precisamente nesta altura do ano. Sim... Já ouviram falar em hibernação? Que palavra complicada, não é? Depressa deixou de o ser, pois realizaram pesquisas sobre a hibernação e os animais que hibernam.

Também pesquisaram sobre esta estação do ano, acabadinha de chegar, ainda se lembram qual é? Sim...a Primavera. E descobriram tanta coisa nova! Por exemplo, descobriram, ou melhor dizendo, relembraram que na primavera também chove e aproveitaram esta deixa para falarem sobre o Ciclo da Água. Algo complicado, mas que, depois de explicado e após serem feitas algumas experiências, fez todo o sentido. Até fizeram nuvens de gotinhas, com medos que já foram ultrapassados, por nunca desistirem! Sabiam que eles foram pintores ao som da chuva e com os olhos vendados?! É verdade… e recomendo-vos a verem os resultados, pois várias obras de arte saíram deste desafio!

Para terminar a semana em beleza, a salinha vermelha irá plantar flores arco-íris para que nunca nos esqueçamos que tudo vai correr bem!

Agora que já partilhámos as novidades de cada salinha do Pré-Escolar, não podemos culminar esta notícia sem antes mencionar quem mais nos acompanha diária ou semanalmente.

A nossa teacher Elsa esteve nas salas dos 3 e 4 anos a dar aulas de inglês (claro está), consolidando o tema da família, com as famílias do Ruca e do Baby Shark. E imaginem só… descobriram que, afinal, o Baby Shark tem mais família! Foi uma surpresa enorme e geral! Por sua vez, na sala dos 5 anos – onde a teacher está habitualmente de uma forma mais intensiva por estes serem os meninos crescidos do pré-escolar –  cantaram-se canções sobre as estações do ano e do estado do tempo. A teacher também contou a estória - "When Spring Comes" - com o desafio de identificarem cinco vocábulos que conheciam e três que ainda não sabiam...uma tarefa que fez com que ouvissem a estória com muita atenção! E assim foram as “english classes” desta “week”.

A Sofia, a nossa psicóloga, continua a brincar às emoções com os nossos meninos e o professor Fernando com as suas aulas de ginástica. Ambos nos ajudam a manter a forma...física e psicológica! E o professor João?! Perguntam vocês. Ele vai-nos dando música...para nos aquecer os corações e colocar um sorriso no rosto, pois como diz o velho ditado: "Quem canta, seu mal espanta!"

Ah! Não se esqueçam de continuar a experimentar as receitas das nossas cozinheiras, a D. Rosa e a D. Ana!!

Desejámos-vos um ótimo e saboroso fim de semana.

Um chi-coração de toda a equipa.

 

E… fiquem em casa!

Pois... EU+TU=NÓS

Assim… TUDO VAI CORRER BEM!