Uma viagem pelo mundo das cores

Quando vivemos num mundo cheio de cores, nem sabemos bem por onde começar… Mas nós, na sala de um ano, soubemos bem!!

As perguntas começaram a surgir - mêlho!?... Azú?, quando tínhamos vermelho por todo o lado. Imaginem só em que época e que foi? No Natal. Após construirmos uma piscina com todas as cores, o Pai Natal deixou-nos a missão de investigar aquela que era a sua cor preferida - o vermelho! As investigações e pesquisas foram acontecendo das mais diversas formas. Os corredores e as salas da Floresta Mágica tornaram-se centro de pesquisa e recolha… Dá para acreditar que até a Sala Azul, tinha objetos vermelhos? Todos nos podiam ajudar e nós agradecíamos “obigada”. Até tínhamos uma caixa de tesouro vermelha, onde todos os tesouros desta cor iram parar… Ah e criámos um atelier dedicado a essa cor. Percebemos com a ajuda de um grande amigo, “O livro vermelho”, que esta é a cor da raiva. Nem queiram imaginar as nossas caras de zangados. Já a nossa Professora de Yoga Baby, desconstruiu este livro, mostrando-nos que podemos ir do zangado ao feliz, viajando pelas posições dos animais… Mas a do leão é a que gostamos mais! Ao fazermos a posição e respetiva respiração, acabamos por nos rir, e rapidamente, passamos do zangado ao triste, e terminámos no feliz!

A caixa de luz, serviu para percebermos, qual seria a nossa escolha para a próxima cor a investigar. Como é que é, que os adultos que estão connosco todos os dias, percebem qual a cor que queremos investigar a seguir, através de uma caixa de luz? A observação é a chave para tudo! Observaram o movimento que cada um fazia ao manusear as várias cores e percebiam qual a cor que cada um manuseava ou explorava mais, ás vezes até eram duas. No final, somaram-se as preferência e a cor amarela foi a escolhida! Quando souberam, alguém disse - Maêlo é sol, e nós desenhamos e colorimos o sol. Após realizarmos as nossas pesquisas na sala, e até uma lupa da cor amarela construirmos, partimos em busca dessa cor.

Desta vez, privilegiámos as salas às quais não tínhamos ido… Uma delas era a Sala Amarela, e claro, que tinha objetos de cor amarela! Até brincamos na casinha deles… foi bastante divertido! Demos as nossas mãos, pintadas de amarelo ao Carnaval, para que alguém se atrevesse a voar e realizamos trocas de objetos vermelhos por amarelos com a nossa Psicóloga. Isto de fazer trocas é interessante! Até colchões arranjamos… e a nossa sala está em constante mudança com tudo o que vamos trazendo e levando! Isto de viajar pelo mundo das cores e da Floresta Mágica está a ser uma verdadeira aventura bem colorida e feliz.