A consistência e o respeito entre as regras, o cuidar e a descoberta

Depois de algumas observações e do despertar de algumas necessidades, decidimos que seria importante debatermos alguns temas e algumas palavras que, por vezes, ouvimos e não sabemos o seu significado ou contexto. Mas afinal o que significa "Portar bem", "Portar mal" ou ficar de "castigo". Que palavras são estas e o que querem dizer? Aqui na escola o que isto significa? Aqui ficamos de castigo? Ou existem consequências que surgem do não cumprimento de regras? 

Afinal aqui na escola o bem e o mal são muito vagos e pouco objetivos! Aqui na Floresta Mágica preferimos conversar, avisar e formular pedidos. Querem saber como funciona?
Pedimos uma vez, duas e três. Se até ao terceiro pedido/aviso não cumprirmos o que nos pedem ou agirmos em conformidade com o aviso que nos foi dado acabamos por ter uma consequência. Esta pode ser definida pelos adultos, pelas crianças e, por vezes, por nós próprios. Se é fácil e funciona sempre com muito eficácia? Nem sempre!! De facto acreditamos que a consistência e a compreensão estão na base de tudo. Uns dias incríveis, outros mais desafiantes é assim a vida, o crescimento e o desenvolvimento.

E que maravilha que é podermos apresentar com todo o orgulho e responsabilidade o que com tanto carinho o que os nossos pais prepararam e pensaram para acrescentar valor ao nosso projeto. Obrigada famílias por todos os vossos contributos para continuarmos esta maravilhosa descoberta pelo mundo das vossas profissões. De facto têm sido momentos de muita riqueza e cheios de intencionalidade. O significado que atribuímos a estas aprendizagens fazem-nos ser cada vez mais interventivos, envolvidos e conhecedores!!