Van Gogh
Uma visita deslumbrante onde a luz, cores, formas e música estiveram bem patentes e apelaram aos sentidos.
Na "viagem" imersiva não faltaram lugares para nos sentarmos, mas resistir a circular pelo universo de imagens luminosas e ambientes sonoros era impossível. Andar entre girassóis, linhas, pontos, rostos, paisagens, casas, campos... transportar-nos para os lugares onde Van Gogh esteve e tão bem retratou.
As telas interativas foram uma grande atração, pois ao usar pincéis surgiam obras de Van Gogh. Pudemos também escrever o nosso nome numa grande tela onde a sobreposição dos nomes e cores a tornava uma obra.
Numa outra sala fomos experienciar a Sinfonia dos Girassóis que, em vez de cadeiras ou bancos, tinha fardos de palha para nos sentarmos. Todo o ambiente era bastante apelativo, despertando os nossos sentidos. Poderíamos ter ficado a explorar estes elementos, mas houve outros que, simultaneamente despertavam a nossa atenção: os inúmeros girassóis espalhados pela sala que aumentam ou diminuíam a sua luminosidade mediante o ritmo ou melodia que tocava.
Tivemos a “presença” de Van Gogh que dançava e pintava os seus quadros ao som da música, relatando-nos algumas das suas “conversas” com o seu irmão Theo.
Ao concluir a visita esperava-nos o nosso lanche, culminando com um delicioso gelado oferecido pela nossa “Ju”.
Melhor do que descrever é vivenciar! Estas pequenas/grandes experiências que desertam mais a nossa curiosidade e vontade de saber, e, simultaneamente, engrandecem e transformam o nosso conhecimento.
Tal como cantamos no nosso hino "Floresta Mágica contigo quero crescer, correr, saltar e desenvolver feliz".🌻