À descoberta do outono!
"E Se…
o cruzar da “PONTE GUIA” fosse o início de uma viagem?
UMA VIAGEM pelos lugares do coração…
pelos lugares (daquilo) que gostamos e nos suscita interesse
Ou simplesmente pelo que vamos descobrir e
vai fazer o nosso coração palpitar de alegria ou então revelar emoções, sensações, competências ainda escondidas…
E se ao leme estivesse uma tripulação muito jovem, marinheiros de primeira viagem, mas …
E Se… Nós, PAIS e Educadores, fossemos a sua âncora???
Aquele q.b. de segurança e estabilidade (mas, também, observadores atentos e questionadores) para, num trabalho de parceria, apoiar a nossa jovem tripulação para conseguirem chegar
Felizes
(ao seu) porto seguro!"
(texto de apresentação do nosso projeto de sala 27/09/2023)
E se depois de cruzarmos a “Ponte Guia” nos sentirmos num lugar especial que nos acolhe todos os dias e tivéssemos descoberto um espaço tão nosso, que já é a nossa sala, e que, ao longo do ano, se irá transformar de acordo com os nossos gostos e motivações e, talvez um dia, seja mesmo o “nosso barco”!
Pois, mas as nossas descobertas não ficaram por aqui, também é verdade que quando uma certa porta se abre, ou podemos dizer quando “o nosso barco” está atracado no seu porto, há um lugar mágico mesmo ali ao lado onde gostamos de brincar e fazer as nossas primeiras explorações …
Um lugar que se enche de crianças e, também, tem brinquedos e equipamentos que nos permitem testar habilidades, descobrir novos amigos, ou simplesmente ver a natureza, ouvir os aviões e, ao olhar para o céu, avistar … UM PIUPIU!!!
Um piupiu muito colorido e ruidoso! A verdade mesmo é que tudo começou com um papagaio!
Começou, assim, a nossa viagem pelo reino do outono: um papagaio que avistamos e depois vimos sair de uma das grandes árvores voando por cima do nosso querido parque!
Surgiu, assim, a canção da árvore da montanha, trabalhada juntamente com a nossa Prof. Ângela no Baby Yoga. Não é que existe uma postura da árvore???
“A árvore da montanha, a e i o u
A árvore da montanha, a e i o u
Essa árvore tem um tronco
O tronco, da árvore da montanha…”
Para dar continuidade a esta nova curiosidade e interesse, no dia de ginasticar aproveitamos o ambiente natural do nosso parque para viver uma aventura!
Pois, é verdade que o parque tem um muro, mas as árvores de grande porte do outro lado são bem visíveis, mesmo para nós, pequenos exploradores viajantes, e até nos parecem mesmo muito, muito grandes…
Assim, as folhas que dessa árvore caíram vieram ajudar-nos a sentir o outono e a explorar (ainda mais) o nosso corpo!!!
Será este um pequeno projeto de quem ainda não se expressa corretamente, mas tem já os olhos bem abertos para o mundo???
Ou serão apenas histórias que ficarão para sempre?
Um abraço
A Equipa da sala de 1ano