Equipa de Resgate... de aranhas!
Daqui escreve-vos a sala vermelha... Uma sala que representa uma equipa de resgate de aranhas! Sim, leram bem! Aranhas ou aranhinhas, se para vocês forem assustadoras...
Na nossa escola foram aparecendo algumas e, como sabemos que a vida de cada um tem igual valor, fomos salvando estes pequenos animais, muito energéticos por sinal, e devolvendo-os à Natureza. Mas estes resgates "aguçaram" a nossa curiosidade e, como sempre, fomos à descoberta!
Depois de, ao longo da semana termos registado, em grande grupo, "que queremos saber tudo sobre aranhas", e individualmente "o que já sei sobre aranhas", fizemos uma "teia" de ideias em grande grupo sobre o que já sabíamos e, assim, tivemos o ponto de partida para a próxima etapa desta investigação.
Em grupo, organizamos a informação que obtivemos e, desta forma, torna-se tudo bem mais fácil, ou não... quer dizer, por vezes aparecem conflitos, negociações, acordos, cedências, zangas, ..., mas tudo isto faz parte do nosso crescimento.
Depois só nos restou apresentar estes trabalhos de grupo ao restante grande grupo:
"Quem é o porta-chaves (voz)?"
"Quem fala primeiro?"
"Eu seguro na ficha técnica!"
"Silêncio na plateia, oradores preparados e que comecem as apresentações!"
Entretanto, um amiguinho nosso trouxe um espécime absolutamente incrível que nos deixou ainda mais interessados. Depois de observar, começámos a projetar as nossas ideias em papel para passarmos à construção.
Pusemos a mão na massa (literalmente) e iniciámos a construção do nosso placard com uma aranha gigante, uma réplica do espécime que temos na sala. A regra foi cumprir com as características que havíamos aprendido. Certamente que não apareceu uma aranha com 10 patas ou 2 olhos, porque não existem. Sabem, as aranhas são muito curiosas: são carnívoras, têm oito patas, 6/8 olhos, têm o corpo coberto de pelos, usam as teias para apanhar as suas presas (borboletas, moscas, abelhas, ...) e são animais solitários.
Por isso, lembrem-se sempre de respeitar a vida de cada um, nem que seja uma aranhinha!