Bebidas Fumegantes

No dia 5 de março, a sala dos cinco anos voltou a receber o cientista R. do Projeto “Mais Ciência”. As ciências estão cada vez mais presentes nesta sala através dos vários temas que vamos explorando. Após nos despentearmos e de fazermos o juramento do cientista, começámos por explorar a água: um bem essencial à vida na Terra. 


Mas afinal o que é a água? Para que serve? Tem cor? Tem cheiro? Pois é … Para além de descobrirmos, todos juntos, muitas das funcionalidades que ela tem, aprendemos que esta pode ser chamada de H2O, é transparente, não tem sabor e não tem cheiro… quer dizer, às vezes! 


Aos poucos, tudo foi mudando, acrescentámos cor com corantes, sabor e cheiro com baunilha. No entanto, continuava transparente apesar de ter cor?! Sim, ainda conseguíamos ver o nosso dedo através do copo. Super interessante! Porém, a magia aconteceu logo a seguir… 


O cientista R. apresentou-nos o gelo seco. Sabem o que é gelo seco? É gelo sem água, só com dióxido de carbono, muito diferente daquele que fazemos em casa. Sem o dióxido de carbono o nosso planeta seria bem mais frio. Ao colocarmos o gelo seco na nossa água a reação aconteceu… As nossas bebidas coloridas tornaram-se fumegantes. Será que podíamos beber desta bebida fumegante? A nossa Educadora foi a corajosa cobaia. Após todos verificarmos que não lhe caíram dentes e que continuava a falar, experimentámos as nossas bebidas. 

Contudo, só poderíamos fazê-lo através da palhinha de inox, pois através desta o gelo seco não passa, apenas passa a água que existia inicialmente. Interessantíssimo! Sabem que com água quente o gelo seco ainda faz mais fumo? Mas não o suficiente para ativar os alarmes de incêndio. Para finalizar, fizemos misturas com as diferentes cores, com a ajuda de uma pipeta e de um tubo de ensaio. A magia voltou a acontecer na nossa sala e levámos um pouco dessa magia para casa. Para o próximo mês há mais!!!